Documentos Técnicos

  • VIZUALIZAR
  • FILTRAR
- Todos

Insumos Utilizados em Marmorarias

Levando-se em conta que insumos são os elementos essenciais para transformar a matéria-prima em produto final, abordaremos então os principais utilizados nas marmorarias brasileiras.

- Todos

Movimentação de cargas - Equipamento, Transporte e Manuseio

Este documento discute os recursos obrigatórios mais utilizados para movimentação/ transporte e manuseio de chapas e seus produtos nas marmorarias, bem como as normas de utilização e segurança aplicadas.

- Todos

Produção Limpa e Riscos Ambientais

Existe a necessidade de aperfeiçoamento de uma linha de produção limpa, no contexto do desenvolvimento sustentável, que permita admitir os resíduos como coprodutos ou estoques remanescentes.

- Todos

Orientações para Especificações de Rochas Ornamentais

Com as novas tecnologias de beneficiamento e acabamento, podemos garantir que é possível cortar e modelar as rochas ornamentais da mesma forma que estamos acostumados a fazer com a madeira. A imaginação do profissional é que será o nosso limite.

- Todos

Equipamentos de Proteção Individual para uso em Marmoristas

Este documento técnico objetiva orientar os empregadores e trabalhadores de marmorarias a realizar suas tarefas do dia a dia de forma responsável e segura, conhecendo mais sobre os equipamentos de proteção individual que os protegem dos riscos e também a manter a saúde.

- Todos

Manuseio das Rochas de Revestimento nas Obras

O principal objetivo é a diminuição de perdas e retrabalho, gerando-se economia para o projeto.

- Todos

Orientações para Aplicação de Rochas em Revestimentos

O objetivo do presente documento técnico é orientar os profissionais responsáveis pela aplicação de rochas de revestimento nas edificações, garantindo a qualidade dos seus serviços e prevenindo a ocorrência de problemas após o assentamento.

- Todos

Técnicas em Medição de Obra

O objetivo deste documento é dotar o profissional de marmoraria de conhecimentos específicos sobre medição em obras, para instalação de revestimentos rochosos naturais em pisos, escadas, bancadas, paredes, entre outros; realizar leitura e interpretação de plantas arquitetônicas. Busca-se assim desenvolver competências profissionais para planejar, controlar e programar a execução das obras, reduzindo custos e retrabalho, e potencializando resultados.

- Todos

Caracterização Tecnológica de Rochas para Revestimento

As edificações, de uma maneira geral, recebem camadas de acabamento ou de revestimento nas suas paredes, pisos e fachadas, cujo papel é tanto estético (embelezamento dos ambientes e da edificação) como funcional (preservação da estrutura das edificações das intempéries, do ataque de produtos químicos empregados em materiais de limpeza e muitos outros).

- Todos

Projetos & CAD - Como Ler Plantas

Exatidão é exigida de um desenho para que o executor não tenha nenhuma dúvida sobre como é a peça desejada. Não importa a quantidade de desenhos, mas sim a sua qualidade, para que o marmorista entenda sem nenhum problema o que vai ser feito. Mesmo sendo uma peça complexa, de difícil execução, deve estar representada com simplicidade.

- Todos

Organização do Processo Produtivo nas Marmorarias

Sem um bom controle da gestão interna de processos, podem ocorrer muitas falhas de comunicação entre setores, o que pode ocasionar atrasos no cumprimento dos prazos de entrega, devido a retrabalhos e imprecisões.

- Todos

Apresentação e Entrega dos produtos e serviços da Marmoraria

A forma de apresentar e entregar os serviços da marmoraria é considerada a mais importante de todas as etapas e tem sido renegada por inúmeros fornecedores.

De forma bastante simples, e “sem querer ensinar o padre-nosso ao vigário'', esta publicação vem lembrar pequenos detalhes que, às vezes, são preteridos pelas empresas.

- Todos

Acabamentos para Produtos e Ambientes.

Existem hoje centenas de exemplares de rochas ornamentais em explotação. De inúmeras formações geológicas, de quase todas as cores ou texturas, de diversas resistências ou absorções e com múltiplas possibilidades de acabamento.

- Todos

As Rochas Ornamentais e de Revestimento

Rochas são genericamente definidas como corpos sólidos naturais, formados por agregados de um ou mais minerais cristalinos. Do ponto de vista geológico, as rochas são enquadradas em três grandes grupos genéticos: ígneas, sedimentares e metamórficas.

- Todos

Institucional Academia das Rochas

Chegou a grande oportunidade para capacitar e valorizar ainda mais a atividade dos marmoristas.

Estamos lançando um projeto pioneiro. Uma oportunidade única que vai gerar ainda mais demanda ao setor marmorista, oferecendo capacitação profissional e valorização junto a escritórios de arquitetura, design e construção.