O Evento
O terceiro milênio se inicia com uma concepção inédita sobre a importância e uso dos recursos naturais. As questões ambientais ganham visibilidade e partilham, em importância, com as questões produtivas. Com isso, existe uma maior preocupação com a segurança alimentar e com o desenvolvimento socioambiental e econômico, sem perder de vista a preservação da biodiversidade e do bem-estar da espécie humana.
Neste cenário, o Brasil é protagonista, já que detém grande parte da água doce e reúne a maior biodiversidade do planeta. Ainda, possui amplas possibilidades de geração de energia, por meio de fontes renováveis, além de possuir uma imensa reserva de petróleo. Também se destaca como grande exportador, ocupando posição de destaque em inúmeras cadeias, como a agrícola e a mineral. Toda essa riqueza requer responsabilidade, desenvolvimento tecnológico e investimentos.
Resguardadas suas diferenças e similaridades, a interação entre o setor mineral e agrícola está sendo ampliada. Tal possibilidade tem se viabilizado por meio do uso dos remineralizadores de solo (pós de rocha ou subprodutos de origem mineral) que podem se converter em uma solução para a agricultura. Essa rota de convergência está sendo viabilizada por meio da técnica da rochagem, a qual consiste na aplicação de remineralizadores de solos, que prevê o uso de determinados tipos de rochas para incrementar o fortalecimento de nutrientes para as culturas.
Contudo, existem desafios a serem vencidos, entre os quais a ampliação da oferta para atender a demanda crescente por remineralizadores.

O tema é vasto!
Assim, avanços e desafios ainda maiores sinalizam a importância da realização do IV Congresso Brasileiro de Rochagem, o qual ocorrerá na Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão, na cidade de Catalão-GO, no período de 22 a 25 de junho de 2020, onde os participantes poderão compartilhar e ampliar as discussões e sugestões para o fortalecimento dessa rota tecnológica.

Objetivos
Apresentar e divulgar os avanços técnico-científicos relacionados ao método de caracterização, de eficiência agronômica e de propriedades biológicas do solo, bem como o uso dos remineralizadores de solo.
1. Avaliar e discutir os avanços obtidos ao longo dos últimos anos.
2. Incentivar a formação de redes de pesquisa multidisciplinar com a técnica da rochagem para a remineralização e fertilização dos solos.
3. Formalizar inciativas de Arranjos Produtivos Locais de base agrícola-mineral.
4. Consolidar o uso da rochagem como mecanismo de remineralização de solos degradados ou empobrecidos quimicamente.
5. Discutir a criação da Política Nacional de Remineralização (PNR).
6. Ampliar os registros de comercialização e uso de remineralizadores.

Resultados Esperados
1. Divulgar a importância da caracterização, da eficiência agronômica e do uso de remineralizadores de solo, bem como da atividade biológica do solo e de subprodutos ou resíduos da mineração como fontes de nutrientes para a agricultura.
2. Articular entre as instituições governamentais o prosseguimento às questões das licenças para o uso e a comercialização dos produtos de remineralizadores de solos.
3. Elaborar a proposta da criação da Política Nacional dos Remineralizadores (PNR).
4. Publicar os Anais do IV Congresso Brasileiro de Rochagem.

Nosso Desafio!
Será realizado um concurso de redação com o tema: “A importância dos remineralizadores de solo para a agricultura sustentável” que premiará as melhores redações elaboradas por alunos(as) que estejam matriculados(as) em qualquer curso de graduação.
Os autores das duas melhores redações ganharão a inscrição no IV CBR, assim como o pagamento das despesas de transporte, estadia e alimentação. Podem participar estudantes universitários de qualquer área do conhecimento.
O texto deve ser enviado para o e-mail congresso.rochagem@gmail.com, com assunto da mensagem: “Concurso IV CBR”.
Os autores que tiverem seus resumos simples aceitos para apresentação oral serão convidados a apresentar resumos expandidos de até seis (06) páginas (as normas serão informadas posteriormente). Os autores dos trabalhos selecionados serão notificados até 26/05/2020.
Ambos os formatos de resumos, simples (em formato de pôsteres) e expandidos, serão publicados nos Anais do evento.
Os resumos deverão ser redigidos com a seguinte formatação:
▪ Título: Arial 14, negrito;
▪ Nome dos autores, afiliação, endereço e e-mail: espaçamento simples e fonte Arial 10;
▪ Corpo do texto: máximo de 500 palavras, espaçamento simples, margens 2,5 cm e fonteArial 12.

Data limite para submissão: 02/03/2020
Secretaria de Empreendedorismo e Inovação - SEMPI / Secretariat for Entrepreneurship and Innovation
Departamento de Tecnologias Estruturantes / Department of Key Technologies - DETEC Coordenação-Geral de Estratégias e Negócios / General Coordination for Strategies and Business
Coordenação de Inovação em Tecnologias Setoriais - COITS / Coordination of Innovation in Sectoral Technologies
Grupo de Recursos Minerais - GRMI / Mineral Resources Group
Endereço / Address: Esplanada dos Ministérios - Bloco "E" - Sala 378 - Brasília - DF Brasil /
Brazil. CEP / ZIP: 70.067-900. Fone / Phone: +55 61 2033-8184