A ABIROCHAS foi uma das primeiras organizações brasileiras credenciadas a participar do programa de promoção de exportação desenvolvido pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O primeiro acordo Apex-Brasil/ABIROCHAS foi celebrado em 1999, quando as exportações brasileiras de rochas ornamentais totalizaram US$ 200 milhões. Apenas 50% desse total era referente a produtos processados e somente 30 empresas participavam do programa.

Em 2014, as exportações brasileiras de rochas ornamentais chegaram a US$ 1,28 bilhão, com 80% das receitas referentes a produtos acabados e semiacabados com maior valor agregado. Atualmente, 147 empresas participam do convênio e são responsáveis por 80% das exportações brasileiras de rochas ornamentais que, em 2018, alcançaram US$ 992,5 milhões e 2,2 milhões de toneladas. Essa breve trajetória consagrou as rochas ornamentais como o 5º  bem mineral mais exportado pelo Brasil e a indústria brasileira de rochas ornamentais como o 4º “player” mundial do Setor.

A permanência e o aprimoramento sistemático do processo de cooperação entre a Apex-Brasil e a ABIROCHAS evidenciam o acerto das estratégias adotadas e dos resultados obtidos com a internacionalização do setor, destacando-se, ao lado do crescimento das exportações, a modernização tecnológica da indústria e a requalificação dos produtos exportados, permitindo almejar novas fronteiras comerciais.

Como entidade setorial nacionalmente representativa, a ABIROCHAS tem realizado todos os esforços na sua aérea de responsabilidade, tanto para adequar as ações do convênio, quanto para orientar o estabelecimento da “terceira onda exportadora” do setor, relativa ao atendimento de obras com produtos acabados, no mercado internacional.

A ABIROCHAS contou com o esforço e profissionalismo do corpo técnico da Apex-Brasil, que sempre acompanhou intensivamente as atividades previstas e realizadas no decorrer desses 20 anos de trabalho conjunto, concorrendo para o alcance dos objetivos e estratégias da entidade e das empresas parceiras. Além disso, referir-se à queda da participação dos bens industrializados nas exportações brasileiras, para atingir a Apex-Brasil, é um argumento inaceitável e simplificador da complexidade do tema.

A longa ausência de uma política industrial nacional, focada na inovação e na competitividade, aliada a outros fatores adversos infraestruturais, explicam melhor e realisticamente os efeitos negativos na exportação de bens industrializados. Daí, que o papel da Apex-Brasil se ressalta positivamente, por tratar-se de um efetivo instrumento de promoção às exportações, associando recursos financeiros, inteligência comercial e técnica que resultam em criação de marcas internacionais, fortalecimento de imagem da indústria brasileira e profissionalismo nas ações de inserção internacional.

O Setor de Rochas Ornamentais, dentre outros Setores, é um exemplo de resultados positivos pelo apoio da Apex-Brasil.